fbpx
 

Engenheiros Civis britânicos criam blocos de alvenaria capazes de gerar eletricidade

Post Lego 4 - Engenheiros Civis britânicos criam blocos de alvenaria capazes de gerar eletricidade

Engenheiros Civis britânicos criam blocos de alvenaria capazes de gerar eletricidade

.
🔶 Uma equipa de engenheiros da Universidade de Exeter, no Reino Unido, desenvolveu um novo tipo de bloco solar de alvenaria capaz de produzir energia elétrica. O bloco “Solar Squared“, para uso exterior, pode facilmente ser integrado em fachadas de edifícios, tal com se de um bloco de alvenaria corrente se tratasse.
.
🔶 A tecnologia “Solar Squared” permite não só, graças à integração de células fotovoltaicas, a produção de energia, mas também a entrada de luz solar para o interior dos edifícios, oferecendo igualmente, de acordo com os engenheiros de Exeter, boas propriedades de isolamento térmico.
.
🔶 Os edifícios consomem cerca de 40% da eletricidade produzida a nível global, sendo que apenas uma parte ínfima desta energia é atualmente produzida nos próprios edifícios. No que diz respeito ao aproveitamento de energia solar, o problema encontra-se principalmente no facto de os sistemas fotovoltaicos necessitarem de grandes áreas de painéis solares para terem uma produção significativa e de terem, no geral, um impacto visual negativo nas fachadas e coberturas de edifícios.
.
🔶 A integração de tecnologias solares diretamente na envolvente dos edifícios permite, em parte, ultrapassar algumas das limitações importantes dos sistemas fotovoltaicos tradicionais.
.
🔶 A solução dos investigadores britânicos centra uma parte significativa dos elementos necessários à produção de energia, nos próprios materiais de construção.
.
🔶 Os blocos “Solar Squared“, que foram desenvolvidos em colaboração com a fabricante de blocos de vidro Glass Block Technology Ltd, possuem no seu interior uma rede de elementos óticos que permitem a concentração dos raios solares em células fotovoltaicas estrategicamente posicionadas.
.
🔶 O sistema de alvenaria é também, por natureza, completamente modular e escalável, permitindo uma integração arquitetônica praticamente imperceptível.
.