fbpx
 

ENTREVISTA COM ENG. CLAUDIO PEIXOTO

02 - ENTREVISTA COM ENG. CLAUDIO PEIXOTO

ENTREVISTA COM ENG. CLAUDIO PEIXOTO

1- Claudio é um prazer tê-lo conosco. Poderia nos dizer mais sobre sua carreira profissional de engenheiro, seu ramo de atuação?

Sou graduado em Engenharia Civil (Ufba 1991), com Mba em Gestão Empresarial (Fgv 2001) e Gerenciamento de Projetos (Fia 2010), acumulo experiência desenvolvida em mais de 25 anos com ênfase na liderança de diversos contratos executados em mais de 20 cidades em 6 estados espalhados pelo Brasil, como executivo das maiores Empreiteiras do País. A paixão por empreender e transformar vidas através da Engenharia sempre estiveram presentes em meus sonhos, e agora neste novo desafio com o marketing digital estou me dedicando de corpo e alma para deixar um legado para as novas gerações, ensinando tudo o que aprendi ao longo de uma história de vida.

2- Quais são as atividades de um engenheiro com sua qualificação em uma empresa de grande porte?

As empresas estão inseridas em um cenário contemporâneo globalizado e altamente dinâmico, onde apresentam um aumento significativo da competitividade e de consumidores mais exigentes. A obtenção de flexibilidade na produção, sem perdas de eficiência e produtividade aliado a uma gestão de custos altamente eficaz, são uns dos maiores desafios para a gestão empresarial, apresentando-se como um aspecto de extrema importância para o segmento industrial. Isto implica no conhecimento profundo do seu negócio, tendo uma visão integral dos diferentes aspectos que envolvem a mesma. Pois os fatores relacionados à sobrevivência das empresas em mercados altamente competitivos estão ligados à forma como as organizações planejam e controlam seus negócios.

Nesse sentido, um crescimento da produtividade implica um melhor aproveitamento de colaboradores, máquinas, da energia e dos combustíveis consumidos, da matéria-prima, e assim por diante.

No que tange ao controle de custos, a mais importante missão é fornecer dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e outras formas de previsão. Num estágio seguinte, serve para acompanhar os acontecimentos possibilitando comparação com os valores anteriormente definidos projetando seus gastos em produções futuras.

As informações dos custos diretos balizam decisões gerenciais de forma a possibilitar alterações nos planos de curto, médio e longo prazo da empresa; merecendo a devida atenção pelo seu caráter essencialmente estratégico. Esse muitas vezes se reflete no envolvimento de grandes somas de dinheiro, na imobilização de recursos, nas dificuldades posteriores de mudança e no grande impacto sobre os custos de operação, sendo de relevante importância o acompanhamento de indicadores de cada aspecto que compõe a estrutura funcional da empresa, possibilitando uma tomada de decisão eficaz perante qualquer fenômeno, interno ou externo, que venham a intervir nos resultados da empresa.

Dessa forma, constata-se que para uma gestão empresarial eficaz requer planejamento e controle de todo o processo produtivo aliado a uma excelente gestão de custos balizando decisões a fim de alcançar as metas estabelecidas.

3- Quais foram suas maiores realizações profissionais?

Desenvolvi um sonho desde criança que eu gostaria de ser um Engenheiro, talvez por ter facilidade com a área de exatas e também por perceber que todo progresso social passa pela Engenharia e logo que ingressei na Universidade comecei a estagiar, e no primeiro ano do curso, percebi que realmente era a minha profissão ! O que me encanta na Engenharia é o dinamismo e a transformação que conseguimos ao longo do projeto. Tive a oportunidade de trabalhar em diversas obras de Infraestrutura espalhadas pelo Brasil, gerenciei a construção de uma rodovia de 142 km na Bahia, 04 sistemas completos de Abastecimento de Água incluindo ETA, adutoras e redes de distribuição, como também aproximadamente 180 casas nos Estados de Alagoas e Bahia. Executei um programa de perenização de travessias que incluíram diversas pontes e viadutos no Maranhão, fiz um acesso viário ao aeroporto de Maceió incluindo um viaduto, Gerenciei dois Canais sendo o maior deles o Canal do Sertão Alagoano que incluiu 28 km de canais retangulares e trapezoidais, com 2,8 km de túnel hidráulico, 780 m de ponte canal, sifão invertido. Chegamos a ter um efetivo de aproximadamente 1900 pessoas e mais de 500 equipamentos.

4- Por que você escolheu essa carreira?

Quando você cresce, vivem dizendo pra você que o mundo é do jeito que é, e que a sua opção é viver a vida dentro do mundo e tentar não bater muito nas paredes, ou seja estudar, ter uma boa família, trabalhar, guardar dinheiro… mas eu entendi que a vida poderia ser bem mais ampla e que em tudo ao nosso redor existe Engenharia e que foram feitos por seres humanos iguais a mim e a você, e se eles fizeram eu poderia fazer também, poderia construir grandes coisas nas quais as pessoas poderiam usufruir, a partir disso eu assumi o protagonismo de aprender como fazer e busquei os melhores caminhos.

5- Existe “sorte” no que diz respeito à evolução da carreira profissional ou tudo depende da forma como se planejou?

Sorte é 1 % de inspiração e 99% de transpiração, quanto mais eu trabalho mais me capacito e desenvolvo, mais sorte eu tenho. A mente é uma maquina muito obediente e não consegue distinguir o que é sonho do que é real, e a partir do momento que você se planeja e define seu “roadmap” ( mapa da estrada que vc vai trilhar), através de 03 perguntas básicas, onde estou? Onde quero chegar? E como chegarei lá? As respostas começam e te levar ao planejamento e existem várias ferramentas que te orientam no caminho.

6- O que é pra você planejar a carreira?

Se você não pensa em planejar, você esta planejando falhar. Os projetos de futuro são a alavanca mais poderosa que mobiliza as coisas, pois transportam você para um mundo onde suas idealizações e fantasias tem a possibilidade de se concretizar. Quando os projetos estão em dia, as coisas se realizam. Acorde para os projetos e sonhe com os pés no chão. Pra mim planejar carreira é acreditar que o melhor ainda está por vir, é sempre estar capacitado para os novos desafios e sempre estar olhando pra frente, aprendendo cada vez mais e ajudando as novas gerações.

7- Por onde começar na hora de planejar a carreira?

Existem 06 perguntas fundamentais que definem qualquer inicio de planejamento.

Por quê, O quê, Quem, Como, Quando e Quanto . Em um planejamento de carreira de Engenheiro Civil tudo começa na decisão de fazer o vestibular para Engenharia e tomar a decisão de ser Engenheiro:

– Por que ? 

Justificativa- O Brasil precisa de muitos Engenheiros para crescer, e eu gosto da área de exatas.

Objetivo SMART- Ingressar numa ótima Universidade e formar-se em Engenharia num prazo de 5 a 6 anos conciliando a teoria prática com estágios específicos na área e ser reconhecido pelas práticas e resultados.

Benefícios- Construir um País mais moderno, tendo muita satisfação no que faz aliando uma ótima formação profissional a uma atividade que gere uma boa qualidade de vida e renda.

– O quê ?

Produto – Engenheiro Civil capacitado e reconhecido na sua especialidade.

Requisitos – Deve ter título reconhecido pelo MEC e CREA, conhecimento teórico e prático de pelo menos 10.000 horas focada na Engenharia incluindo gestão de projetos e obras.

Quem ?

Stakeholders – Patrocinador, Sociedade, Universidade, Colegas de Profissão.

Equipe – Professores e Mentores, Família, Gestores Práticos na Engenharia.

Como ?

Premissas – Ótima base/ formação no ensino médio para conquistar uma ótima nota no Enem. A Universidade fornecerá os melhores e mais modernos métodos de ensino da profissão. Ao longo do curso surgirão ofertas de estágio e após conclusão do mesmo acontecerão oportunidades de geração de renda.

Grupo de Entregas- Ótimo ensino médio, Ótima graduação e práticas técnicas em gestão.

Restrições – Sempre respeitar a ética e as boas práticas da profissão de Engenheiro

Quando e Quanto ?

Riscos- Perder o patrocinador, greves nas universidades, crise no País, parar no caminho.

Cronograma Físico-Financeiro – Definir tempo e custo do projeto Engenheiro.

8- Qual é a dica de ouro e o pulo-do-gato para quem está há pouco tempo no mercado e quer se planejar para ter uma carreira de sucesso? 

A grande sacada é aprender e seguir quem esta fazendo sucesso no campo de batalha, porquê estes profissionais aprenderam fazendo, errando e acertando e tem histórias pra contar e sabe qual é a pista de “alta velocidade”. Tem a Lei de Pareto 80/20, esta regra pode ser aplicada para qualquer coisa sabendo quais são os nossos objetivos, podemos descobrir caminhos mais curtos e mais produtivos usando a lei do foco ( menos é mais) e a Lei do progresso ( criar mais com menos).

9- Em uma entrevista para emprego, o que o profissional deve dizer a pergunta: Por que devemos contratá-lo?

Para responder a esta pergunta devemos entender que o recrutador é o seu cliente e a sua resposta deve focar nos benefícios do seu trabalho, quais problemas você pode resolver e quais soluções pode oferecer, saiba o que o recrutador procura, habilidades, qualidades pessoais, formação, experiência, ética e entregas. Associe a sua resposta gatilhos mentais como prova social, história de vida, autoridade, comprometimento e consistência, reciprocidade, carisma, credibilidade, simplicidade e emoção. O que vai fazer a diferença é o contexto em que a informação vai ser apresentada.

10-         Para finalizar, qual recado você gostaria de deixar aos graduandos de Engenharia?

Para finalizar eu gostaria de deixar uma sacada para os graduandos de Engenharia, existem 06 erros clássicos dos recém-formados que são uma combinação de imaturidade, medo inexperiência e pressão, FUJA DELES !!!

01-   Ainda não saber o que o diferencia da multidão.

02-   Querer continuar os estudos num MBA ou Pós sem buscar uma oportunidade de trabalho antes.

03-   Não ter persistência, precisa de muita paciência, foco e determinação para se consolidar como profissional no mercado.

04-    Não querer “roer o osso”, início de carreira sugere aceitar desafios e sair da zona de conforto.

05-    Não ter humildade para aprender com os “Peões” e não querer pisar na lama do campo de batalha.

06-   Não entender que para fazer a diferença no mercado você tem que entregar muitos resultados.

[ninja-inline id=16080]